Origem do Presbiterianismo

Dentre as igrejas evangélicas, são chamadas de presbiterianas as que têm sua base teológica fundamentada no pensamento do reformador João Calvino. No Brasil, o presbiterianismo nasceu com a vinda de Ashbel Green Simonton, em 1859, primeiro missionário presbiteriano. De seu trabalho, surgiu a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao longo dos anos, formaram-se vários ramos, todos eles conservando, na essência, a teologia e a forma de governo presbiterianas.

Uma Igreja fruto do avivamento

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) nasceu no auge do avivamento espiritual que se instaurou no meio presbiteriano, na década de 60. Esse avivamento caracterizou-se por um intenso desejo de conhecer mais a Palavra de Deus, por uma ênfase ao estudo da doutrina do Espírito Santo e por uma vontade de consagrar-se mais a Jesus, através da prática da vida de oração, da pregação ardorosa do Evangelho e da separação dos costumes mundanos.

A Igreja Renovada

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil foi organizada em 8 de janeiro de 1975. Tem sua sede administrativa em Maringá, PR., onde está sua Secretaria Central e a Presidência.

Sistema administrativo da IPRB

A IPR adota o sistema administrativo presbiteriano

com a seguinte forma:

Igrejas locais

a) As Igrejas têm como órgãos administrativos e deliberativos o seu Conselho e a sua Assembléia.

b) As Igrejas são autônomas na administração de seu patrimônio. (Seus bens pertencem à Igreja local e não à denominação).

c) A Igreja local é filiada à denominação e jurisdicionada por um Presbitério.

Administração regional – Um grupo de Igrejas forma um Presbitério.

Administração nacional

a) O órgão máximo é a Assembléia Geral, formada por todos os pastores e um representante de cada Igreja.

b) A Igreja tem duas diretorias: uma executiva e uma administrativa.

c) A Diretoria Administrativa é formada por todos os Presidentes de Presbitério, pelos presidentes dos órgãos auxiliares, pelos diretores dos Seminários e presidentes das Associações Beneficentes.

d) A Diretoria Executiva compõe-se de sete membros.

Órgãos auxiliares

A IPRB possui um órgão de missões, a MISPA, com sede em Assis, SP, dois seminários, sendo um em Cianorte, PR e outro em Anápolis, GO, ambos com instalações próprias. E uma Editora (Aleluia), com sede em Arapongas, PR

Associações beneficentes

A IPRB possui duas Associações Beneficentes: a AEEB-CNT (em Cianorte) e a AEEB-BC (em Anápolis)

Órgão oficial

Jornal Aleluia, editado mensalmente pela Editora Aleluia

Diretoria Executiva

Composta por sete membros, com mandato trienal, eleitos pela Assembléia Geral da Igreja.